Costa de Souza

Caricatura | Ilustração

O sucesso do Nosso Inverno – parte 2

4 Comentários

A semana vai embora e os ecos de 24 horas de arte ainda deixam mais bonita a vida de quem esteve no Teatro Carlos Gomes nos dias 1 e 2 de agosto, no Festival Nosso Inverno.

A grande contribuição do evento pra arte de Blumenau foi a união dos artistas. Dela surgem novas ideias e projetos, como reforçou a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Noemi Kellermann, na abertura.

Gosto de todas as formas de arte, principalmente da arte poliforme. Assim foi o festival que trouxe obras de literatura e visuais unidas, de literatura e cênicas, vídeo e música, e outras memoráveis parcerias.

A mistura, junto com o apoio do público, foi vital pra que esse grande grupo de artistas siga com propostas cada vez melhores na cidade. Agora o caminho é buscar parcerias com outras instituições e encaixar a arte onde ela merece: no planejamento do município e da vida de cada cidadão. Assim, com certeza, teremos outros grandes eventos, ou outras edições do Nosso Inverno.

O nome e a proposta têm potencial turístico. Blumenau é mais atraente no inverno. A arte aparece, após o sucesso de público e de segurança do Nosso Inverno – nenhuma briga nem depredação de patrimônio – como uma alternativa econômica em benefício dos artistas e do público. A cidade tem a faca e o queijo nas mãos.

Bastidores

Aprendi muito com o evento, principalmente sobre produção cultural. Trabalhei na Comissão Organizadora ao lado de quem entende do assunto dos bastidores. Descobri que um espetáculo vai para além dos palcos e até das coxias. Vai para os corredores, onde me movimentei por 36 horas, com pausa de uma hora e meia pra dormir, entre o sábado e o domingo passado. Um sufoco que, com certeza, valeu a pena. No final, ainda disse a uma amiga: “amanhã tem mais”. Que esse amanhã chegue logo! Mas, por enquanto, ficamos com a lembrança desse tango:

O Festival Nosso Inverno teve também na Comissão Organizadora Clara Mendes, Clóvis Truppel, Monalisa Budel e Rafaela Kinas. Foi muito produtivo e divertido trabalhar com esse conjunto!

Autor: Costa de Souza

Artista gráfico. Caricaturas e ilustrações.

4 pensamentos sobre “O sucesso do Nosso Inverno – parte 2

  1. Concordo com a Geórgia, cultura foi possível respirar, agora oxigênio foi difícil, no salão centenário… era impossível.
    Ficou claro que a educação em blumenau, também vai de mal a pior. O atraso também poderia (lê-se deveria) ser evitado, embora faça parte da CULTURA do brasileiro.
    Senti falta da segurança, por sorte não ocorreu nada grave, só uns desavisados que pensaram estar participando do NOSSO INVERNO ETÍLICO, e acabaram por atrapalhar algumas apresentações.
    Mas o evento em si estava muito bom, aposto que muitos já estão com saudade (eu inclusive)….
    podemos esperar pelo NOSSO VERÃO?

  2. Olá, Marcos! Como o evento não teve qualquer fim lucrativo e a comissão organizadora não mexeu com dinheiro, ficou acordado com o Teatro que os próprios membros da comissão se responsabilizariam em caso de algum ato violento. Não foi preciso intervir. O fenômeno vai além da “sorte”: foi arte por tudo que é canto e a organização, assim como a divulgação, partiu de um coletivo, o que garantiu o predomínio de um clima amistoso e inibiu a desordem.

    O atraso foi muito pouco e só em algumas apresentações, no início do evento. A partir da madrugada, todos os horários foram cumpridos. Vale ressaltar que quem cuidou desse esquema de horários foi o próprio grupo organizador, e não alguém de alguma entidade, muito menos do poder público.

    Nosso Verão? hehe ainda está em discussão o futuro do evento.

    abraço.

  3. Que lindo! parabéns pela iniciativa, ouvi somente bons comentários do festival. pena que não pude estar presente. e achei interessante a idéia de um Nosso Verão.. hehe.

    Um abraço.

  4. Obrigado! Pena que não fosse.
    Computado mais um voto então pro Nosso Verão hehe.

    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s